• Especialista em Instituição de Ensino
rfea_cont_branco_rfea_cont_branco_rfea_cont_branco_rfea_cont_branco_
  • HOME
  • QUEM SOMOS
  • ÁREA DE ATUAÇÃO
  • NOTÍCIAS
  • EVENTOS
  • CONTATO
  • BLOG

ESocial: por que sua escola não deve encarar como apenas mais um dos penduricalhos da burocracia?

9 de setembro de 2019
Portaria conjunta 055, de 3/9/2020 – suspende cronograma de novas implantações de escrituração digital – eSocial

O eSocial, sistema de depuração e centralização das informações trabalhistas e de tributos relacionados ao departamento de pessoal, foi instituído em 2014. Desde então, ele já teve seu cronograma alterado diversas vezes, buscando a implantação gradual, conforme o porte e regime tributário de cada empresa.

Atingida de surpresa pela tentativa de reestruturação geral, promovida pelo governo Bolsonaro (passando até mesmo pelo desmantelamento do Ministério do Trabalho), surgiu a promessa de que todo o sistema será simplificado, de forma a diminuir a carga horária e dados a serem processados, tanto pelos gestores quanto pelos próprios órgãos envolvidos.

A mais recente data “mágica”, de tantas já divulgadas, é o próximo dia 30 de setembro, quando, segundo a Secretaria Especial da Receita Federal, a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho e a Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, será editado “ato normativo conjunto que disciplinará a forma de envio das informações ao ambiente único nacional, bem como o cronograma de substituição ou eliminação” das mais diversas obrigações.

Entretanto, todas essas idas e vindas podem fazer com que as pequenas empresas não se percebam da oportunidade de aproveitar o momento para checar se os dados e rotinas na área de pessoal estão sendo tratados como deveriam.

É o momento de indagar a seu contador ou responsável pelo DP se, por exemplo, os cadastros de funcionários foram depurados? Todos os dados pessoais foram conferidos? PIS duplicados foram eliminados? Quantidades e idades de dependentes foram atualizadas? As verbas que integram as folhas de pagamentos estão de acordo com a legislação e acordos coletivos? Os exames médicos admissionais, periódicos e de retorno estão observando as diretrizes de medicina e segurança do trabalho?

Essas são apenas algumas questões para ilustrar que, mais do que um novo componente da burocracia nacional, o eSocial deve servir como oportunidade para que sua instituição formate seu departamento de pessoal de maneira a estar mais preparada para os novos tempos, permeados pelos recursos digitais.

Álvaro Soares – Coordenador de Contabilidade do Grupo Ricardo Furtado

Compartilhar
1

Artigos Relacionados

14 de abril de 2021

Lei 13818, de 24/4/2019. Empresas com patrimônio de até R$ 10 milhões são dispensadas de publicação de balanço


Leia mais
Simples Nacional

Exclusão do Simples Nacional

6 de abril de 2021

Prefeitura do rio de janeiro lança programa que pode beneficiar escolas participantes do simples com recursos para pagar parte dos salários relativos ao período de atividades suspensas


Leia mais
Simples Nacional

Exclusão do Simples Nacional

23 de fevereiro de 2021

Prazo para regularizar pendências no simples nacional encerra hoje, 15 de fevereiro


Leia mais
Contato

(21) 2443-7070 / (21) 2443-7071
(21) 2443-7077 / (21) 2443-7061

Endereço

Estrada do Gabinal 313, Sede:
291 A - Freguesia
Rio de Janeiro - RJ
CEP: 22760-151

E-mail

contato@rfeacontabilidade.com.br

Desenvolvido por Grupo Ricardo Furtado © 2019